Sobre nós

O CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo, órgão consultivo criado em 2010 pela ABRH-SP com endosso da ABRH BRASIL, tem por objetivo e fim precípuo debater assuntos que repercutam nas relações de trabalho e exercer influência no processo legislativo trabalhista nacional, observando para tanto, a “missão” e os “princípios” norteadores das suas ações, e, a “estruturação funcional” insertos neste Regimento Interno.

Membros

André Tavares

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André Tavares

É sócio diretor da empresa R&H Soluções Inovadoras com mais de 20 anos de experiência com atuação na área de Recursos Humanos em empresas hoteleiras como ACCOR e MELIÃ Brasil, especialização MBA pela BSSP Centro Educacional em Legislação Trabalhista e Previdenciária e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Anhanguera Educacional. Produtor de conteúdo digital para RH nas áreas de gestão e legislação trabalhista. É também autor do projeto SANIDADE DO CÓDIGO CULTURAL – que leva escuta terapêutica para colaboradores e líderes, auxiliando no processo de construção positiva aos propósitos da organização.

Carlos Roberto

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Carlos Roberto Vieira da Silva

(coordenador do CORHALE)

Advogado, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV) e especialista em gestão de pessoas. Exerceu cargos de gestão em empresas nacionais e internacionais por 38 anos, como Burroughs, Rhodia, Sandoz, Brasimac e Brasanitas. É sócio-diretor da Lesap – Consultoria Empresarial, diretor Jurídico da ABRH-SP e membro da 

Emerson Casali

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Emerson Casali

Diretor de Relações Institucionais na CBPI Produtividade Institucional.

Atuou anteriormente na TV Globo e na Confederação Nacional da Indústria, onde foi responsável por estruturar Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI. Coordenou a elaboração das "101 propostas para modernização trabalhista da CNI".

Engenheiro com Mestrado em Administração

Fátima Farias

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Fátima Farias

Consultora master e psicóloga, é especialista em Estratégias Corporativas, Gestão de Performance e Potencial – management (assessment por competências) e coaching (executivo e de carreira). Sólida vivência em processos de start-ups (fusões e aquisições, IPO e change management). Foco em ações de governança, RH, sustentabilidade organizacional, gestão e empreendedorismo.

Gabriela Campos

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Gabriela Campos Ribeiro

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1990). Advogada, professora universitária, palestrante e sócia fundadora do escritório Campos Ribeiro Sociedade de Advogados. Professora das Disciplinas de Direito Material do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Metodologia do Trabalho Científico e Direito Previdenciário, desde 1997. Atua como Professora da Universidade Paulista (UNIP), onde pesquisa e estuda os seguintes temas: reorganização societária e impacto no trabalho, liberdade econômica e proteção contra a despedida arbitrária no Brasil. É membro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo.

Inês Restier

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Inês Restier

Matemática e Administradora de Empresas, com MBA em Políticas Estratégicas Empresariais, atua como consultora em Treinamento e Desenvolvimento e conferencista internacional. É diretora da MICR – Consultoria e Treinamento Empresarial, conselheira da ABRH-SP e coautora dos livros Ser+com T&D, Ser+em Comunicação e do Manual das Múltiplas Inteligências.

Luiz Carlos

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Luiz Carlos Andrade Souza

Luiz Souza é Administrador de Empresas formado pela Universidade São Francisco e Bacharel de Direito pela Faculdade de Bauru com extensão em RH pela Universidade de Michigan. Possui mais de 20 anos de vivência na área de Relações Trabalhistas e Sindicais em empresas nacionais e multinacionais, de diversos segmentos. Atua como negociador de Acordos Coletivos, Banco de Horas, Convenções Coletivas, Compensação de Horas e Controles internos. É membro da SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

Luiz Luzzi

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Luiz Luzzi

Graduado em Administração pela FGV, atuou como executivo de RH nas empresas Alcan, Aços Anhanguera, Comabra e Cosipa, e como Administrativo no Centro Empresarial de São Paulo. Atual CEO da Serbras Saneamento.
Foi presidente da ABRH-SP e do IBRA - Instituto Brasileiro de Relações do Trabalho (OIT) e coordenador dos grupos informais de RH Diógenes e CRI.

Magnus Apostólico

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Magnus Ribas Apostólico

Administrador de Empresas com especialização em RH. Possui experiência de 30 anos em Gestão de RH e Negociações Trabalhistas nas áreas de mineração, siderurgia, metalurgia, portos e setor financeiro. É representante da Consif – Confederação Nacional do Sistema Financeiro no Fórum Nacional do Trabalho, na Comissão Interministerial Tripartite de SST e no Conselho de Relações do Trabalho, do MTE.

Maria Cristina Mattioli

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Maria Cristina Mattioli

Desembargadora do Trabalho Aposentada, é advogada, mestre em Direito pela Harvard Law School, doutora em Direito pela PUC/SP, pós-doutora pela Harvard Law School e pela London School of Economics. É membro do Conselho de Relações do Trabalho da Fiesp e membro do Conselho Superior de Direito da Fecomercio.

Mariá Guitti

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Mariá Guitti

Advogada especializada em direito do trabalho e processo do trabalho com sólida experiência em direito do trabalho, RH e Compliance adquirida em renomados escritórios de advogados e auxiliando empresas em questões trabalhistas envolvendo várias jurisdições na América Latina. Entusiasta da evolução do ambiente de trabalho em decorrência da tecnologia com vasto conhecimento em proteção de dados, em especial LGPD. Participação em diversos projetos para cumprimento de LGPD na área de RH, com mapeamento de dados e fluxo de dados, elaboração de políticas internas de privacidade e endereçamento de medidas para mitigar riscos relativos ao compartilhamento de dados com prestadores de serviços e clientes no caso de terceirização. Ampla experiência em condução de processos de investigação de denúncias no canal de compliance sobre assédio moral, sexual e condutas irregulares por parte dos empregados, com a posterior avaliação dos riscos jurídicos e propositura de ações corretivas cabíveis.

Maria Lucia Benhame

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Maria Lucia Benhame

Maria Lucia Ciampa Benhame Puglisi, Advogada, atuando desde 1988 na área de consultoria empresarial trabalhista, inclusive sindical, e contencioso como sócia fundadora do Benhame Advogados. Graduada na Faculdade de Direto – USP, com Pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdência Social pela mesma faculdade, Mestranda nel Máster Universitario de Derechos humanos democracia y globalización na UOC – Universitat Oberta de Catalunya. Cursos de extensão na Faculdade de Direito da FGV de Liderança Sindical Empresarial, em Gestão de Pessoas e Compliance Trabalhista e de Fusões e Aquisições M&A. Curso de Arbitragem Trabalhista no PACE- AMCHAM. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas CNPQ/PUCRS "Relações de Trabalho e Sindicalismo", coordenado pelo Prof. Gilberto Stürmer. Membro do CIELO Laboral, do Comitê Jurídico e Vice-líder do Comitê de gestão de pessoas da Câmara Espanhola. Diretora Presidente da APRES- Associação Paulista de Relações e Estudos Sindicais, Membro Comissão de Dir Sindical da OAB SP; Líder do GT de Compliance Sindical na Comissão de Compliance da OAB SP. Membro da IABA – InterAmerican Bar Association, e vice-presidente do seu Comitê de Direito do Trabalho.

Mario Luiz Lopes Bittencourt

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Mário Luiz Lopes Bittencourt

Sócio-diretor da BBCA – Barreto Bittencourt Consultores Associados desde 1999, tem assessorado empresas nas áreas de hunting, cargos e salários, negociação sindical data base, fechamento/ transferência de plantas industriais e PLR. Exerceu papel executivo em organizações como Iochpe-Maxion, Brastemp, Indústrias Monsanto, Arteb e Ford Brasil. É membro dos grupos informais de Recursos Humanos CEAP-RH e Grhubedi.

Nadia Demoliner Lacerda

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Nadia Demoliner Lacerda

Advogada. Especialista em Direito Empresarial – Mackenzie, Mestre e Doutora em Direito do Trabalho - Universidade de São Paulo. Sócia responsável pela coordenação da área consultiva e contenciosa trabalhista do escritório Mundie e Advogados, atuando principalmente na elaboração de pareceres e assessoria preventiva e contenciosa a clientes nacionais e estrangeiros em temas trabalhistas, negociações coletivas e conflitos individuais e coletivos. Membro efetivo, expositora e participante da International Bar Association- IBA, colaboradora no Brasil do projeto Doing Business do Banco Mundial, membro do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior, membro do Comitê de Direito Acidentário da OAB/SP, foi professora da FADISP - Faculdade autônoma de Direito de São Paulo, até 2010. Autora dos livros: Migração Internacional a Trabalho, LTr, outubro/2014 e Segurança e Saúde do trabalhador, LTr, setembro/2011, e co-autora do livro Global Mobility Handbook, Saraiva, 2009.

Orlando Lopes Junior

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Orlando Lopes Junior

Advogado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, especialização em Relações Trabalhistas e Sindicais pela Universidade de São Paulo.
Executivo de Recursos Humanos nas empresas, Ford Brasil S.A. Volkswagen/Autolatina, Reckitt Benckiser Brasil, Unilever e Nissan Automóveis Ltda.
Diretor de Recursos Humanos nas empresas PepsiCo do Brasil Ltda.; Renault do Brasil S.A.; Pirelli Energia Cabos e Sistemas do Brasil S.A.; Olivetti (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México) Tim Celular S.A.; Industrias Arteb S.A.

Ricardo Albregard

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Ricardo Albregard

Advogado, com especialização em Direito Empresarial pelo Mackenzie e MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Política e Administração pela Escola Paulista de Direito, é presidente da AGEV - Associação de Gestão de Despesas de Veículos e diretor do Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO - Associação de Marketing Promocional.

Roberto Baungartner

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Roberto Baungartner

Advogado, doutor em Direito pela PUC-SP, é vice-presidente do IBDC - Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, diretor da CNTUR – Confederação Nacional do Turismo, consultor e professor (licitações e contratos) do ICG - Instituto de Compras Governamentais. Atua também como palestrante sobre o acesso das micro e pequenas empresas às compras governamentais, em eventos promovidos pelo Sebrae.

Sandra Alexandre

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Sandra Alexandre

Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Comércio Exterior pela FECAP e em Direito do Trabalho pela Uni FMU, e mestrado (concentração em Filosofia do Direito e Direitos Difusos e Coletivos) pela Unimes. Atua há mais de 30 anos nas áreas contenciosa e preventiva (escritório próprio) em: mandados de segurança diversos, execuções, ações cíveis em geral, defesas trabalhistas e administrativas, família, ações de indenização, processos na área cível e societária, etc. Atuação no contencioso de direito do consumidor. Mediadora certificada pelo CNJ. Consultora de implantação de setor de Compliance em organizações em geral, palestrante da Lei Anticorrupção. Integrante da comissão de Direito Digital e Tecnologia da Informação da OAB/SP – Subseção Jabaquara.


Silas Oliveira

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Silas Oliveira

Advogado, com especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela PUC/SP. Trabalhou por 10 anos em Big Four (PwC e EY), nas áreas de gestão de BPO Jurídico e RH, M&A e consultoria trabalhista e previdenciária. Trabalha atualmente como Gerente do Departamento Jurídico Trabalhista da Arcos Dourados (McDonald’s).

Tiago Rodrigues de Castro

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Tiago Rodrigues de Castro

Advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP-Cogeae. Cursando LL.M. Pós-graduação em Direito Tributário no Insper-SP. É Coordenador de Relações Trabalhistas na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô/SP e atua na área há mais de dez anos.

Valéria Cabral

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Valéria Cabral

Mestre em Comunicação pela ECA/USP, com bacharelados em Jornalismo e Relações Públicas e especialização em Inclusão e Diversidade no Trabalho, Negociação Sindical, Gestão de Pessoas e Mudanças e Comunicação Interna. É chefe do Departamento de Administração de Pessoas e Relacionamento com Empregados no Metrô-SP e atua como professora no Programa de Educação Continuada em Comunicação Corporativa da Escola de Comunicações e Artes (MBA-ECA/USP).

Veridiana Police

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Veridiana Police

Especialista em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Empresarial, com mais de 20 anos de experiência na seara consultiva e contenciosa trabalhista e previdenciária, com ênfase em compliance, auditorias legais e mapeamentos trabalhistas, gestão de afastados e negociação sindical. Sócia e Coordenadora da área Trabalhista e Previdenciária do escritório Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados. Professora universitária. Palestrante e conferencista convidada por instituições privadas, sindicatos e órgãos de classe. Atualmente, ocupa o cargo de diretora Jurídica da ABRH-SP Regional Campinas.

Virginia Eudóxia Michel Presser

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Virginia Eudóxia Michel Presser

Advogada, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e co-autora do livro Direito do Trabalho, da Lex Editora. Cursando MBA de Gestão Empresarial na FGV. Atua na área de Relações Trabalhistas e Sindicais, tendo trabalhado em empresas de vários segmentos como Atento, Líder Telecom e Volkswagen. Atualmente trabalha na Natura, na área de Relações do Trabalho Corporativo.

Wolnei Tadeu Ferreira

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Wolnei Tadeu Ferreira

Advogado e administrador, pós-graduado em Recurso Humanos, é sócio titular do escritório Ferreira Rodrigues Sociedade de Advogados. Atua também como diretor jurídico da ABRH-Nacional e da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, diretor tesoureiro do Sindicato das Sociedades de Advogados de SP/RJ e membro convidado do Conselho Superior Jurídico da Fiesp.

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Projetos de Lei e Justiça do trabalho

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A ABRH-SP mantém uma comunicação de mão dupla com a sociedade. Se você tem dúvidas, sugestões e contribuições relacionadas ao RADAR CORHALE e ao trabalho do CORHALE, preencha os campos ao lado e deixe sua mensagem.

Regimento Interno

MISSÃO

  • Analisar projetos de lei propostos nas casas legislativas, especialmente Câmara dos Deputados e/ou Senado Federal, que possam interferir na relação capital x trabalho, sobretudo pelas suas consequências;
  • Propor por via de “Notas Técnicas”, “Pareceres”, e, outros tipos de manifestações, as contrariedades, emendas, aditivos ou alterações nos projetos de lei, visando sempre o seu aperfeiçoamento, contribuindo para o equilíbrio das relações de trabalho, redução dos custos (desoneração da folha de pagamento);
  • Fomentar e realizar debates e discussões sobre os assuntos em evidência, que tenham ou não sido aprovados, para que as partes envolvidas construam consciência sobre necessidade e formas de melhor praticá-la;
  • Ouvidos os profissionais atuantes na gestão de pessoas, elaborar e apresentar ao Congresso Nacional, projetos de lei sobre temas que demandem regulamentação, aperfeiçoamento, ou, mudanças para adequação à realidade e modernidade da legislação trabalhista, e, para a evolução da empregabilidade;
  • Participar de Órgãos ou Grupos Especiais de Estudos, promovidos ou constituídos por qualquer esfera do Governo (Federal, Estadual ou Municipal), sempre que por eles convidado ou que reservem oportunidade de participação para profissionais de RH;
  • Realizar, apoiar ou participar de estudos e pesquisas que visem fornecer elementos e dados relativos aos assuntos em debate ou propostos, para gerar consciência social a respeito, inclusive no meio acadêmico.

O Comitê, para o efetivo atendimento da sua “Missão”, poderá convidar para as suas fileiras, associar-se à, e/ou, apoiar outras organizações, entidades ou associações, desde que, estas estejam regular e formalmente instituídas, e, guardem similaridade de propósitos com os do CORHALE.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA ATUAÇÃO DO CORHALE:

O CORHALE considerará, para a análise e decisão sobre a sua intervenção, os seguintes princípios:

  • Ética e integridade,
  • Respeito à Constituição Federal e normas de caráter público e moral,
  • Isenção política, e/ou, partidária (inclusive Capital e Trabalho)
  • Qualidade do emprego, equilíbrio, e, redução de conflitos nas relações de trabalho,
  • Estímulo e incentivo às negociações coletivas,
  • Respeito às minorias e à diversidade,
  • Redução do impacto nos custos sobre o emprego formal,
  • Evolução da empregabilidade e manutenção de empregos,
  • Diminuição de burocracias, e,
  • Outros conceitos que visem melhorar, qualificar e harmonizar as relações trabalhistas

 

COMPOSIÇÃO DO COMITÊ

O CORHALE será composto por profissionais com elevado saber jurídico, e/ou, com vasta experiência na administração de recursos humanos, e/ou, com amplos conhecimentos sobre os processos pertinentes às relações de trabalho, e, necessariamente, contará com um representante da Diretoria Executiva da ABRH-SP e outro da ABRH-Brasil, além dos Diretores Jurídicos das Seccionais do Sistema ABRH e das Regionais da ABRH-SP.

Serão admitidos como membros do CORHALE, mediante convite ou por indicação:

  • Profissionais com expressiva experiência em RH
  • Representantes de Associações (econômicas e/ou profissionais)
  • Representantes de entidades sindicais (econômicas e/ou profissionais)
  • Juristas, advogados, experts, professores ou pesquisadores, com notório saber, que possam contribuir com seu conhecimento

O(a) membro indicado(a) ou convidado(a) a ingressar no CORHALE fará exposição de seu currículo em reunião agendada para tanto, e, o acolhimento se dará mediante aprovação da maioria dos membros presentes, e, endosso da Coordenação.

OBRIGAÇÕES DOS MEMBROS DO CORHALE

Manter-se no quadro associativo da ABRH-SP ou das Seccionais que representam, seja como Pessoa Física ou indicado por associado PJ.

Contribuir, efetiva e comprovadamente para as atividades do Comitê, seja em levantamentos de dados, pesquisas e notícias sobre assuntos pertinentes às pautas previamente divulgadas, elaboração de Notas Técnicas e outras manifestações escritas, e, nos acompanhamentos de Projetos de Leis em tramitação nos diversos órgãos do País.

Atualizar os dados junto à Secretaria do CORHALE do: currículo, foto, endereços físico e eletrônico, bem como telefones fixos e celulares (WhatsApp);

ESTRUTURAÇÃO – COORDENAÇÃO E SUBCOMISSÕES

Os membros ativos, anualmente, escolherão um(a) Coordenador(a) e um(a) Secretário(a) geral, submetendo a indicação ao Presidente da Diretoria Executiva da ABRH SP.

O Comitê, poderá criar, dentre seus membros, mediante proposta da Coordenação, Subcoordenações e Subcomissões conforme necessário ao atendimento da demanda dos trabalhos;

 

A coordenação poderá atribuir a algum(ns) membro(s) do Comitê, responsabilidades temporárias conforme as necessidades e área afetada pelo projeto ou proposta em análise.

FUNCIONAMENTO

  • O Comitê funcionará em consonância com as diretrizes da Presidência da Diretoria Executiva da ABRH-SP e da ABRH-Brasil, subordinando-se à Presidência da ABRH-SP;
  • O Comitê fará levantamentos permanentes sobre assuntos e projetos de interesse ou influência na relação Capital x Trabalho, e, entendendo ser impactante a demandar alguma alteração, modificação ou intervenção, proporá as ações, apoios e parcerias necessários para tanto, e, sempre que o assunto exija, o submeterá para endosso do Presidente das Diretorias Executivas, da ABRH-SP e da ABRH-Brasil.
  • Os projetos de leis propostos pelos parlamentares ao Congresso Nacional serão informados ao CORHALE, mediante contrato, por empresa especializada.
  • Após análise prévia pela Coordenação, os PL’s serão submetidos às considerações dos membros do Comitê, que, deliberarão sobre a elaboração da manifestação adequada, seja Nota Técnica ou outra forma.
  • Após conclusão e aprovação da sua redação final, a Nota Técnica e/ou manifestação será enviada à Casa Legislativa que, com auxílio da empresa especializada em acompanhamento contratada, será entregue ao Relator da Comissão a que for endereçada;

REUNIÕES

  • O Comitê se reunirá, salvo situações extraordinárias, uma vez por mês, tendo calendário anual informado com antecedência a seus membros.
  • As reuniões do CORHALE poderão ocorrer on-line ou nas dependências da ABRH-SP.
  • Todas as deliberações e assuntos tratados nas reuniões do Comitê serão registradas em Ata elaborada pela Secretária Geral, cujo documento será enviado aos Membros do Comitê e mantido em arquivo junto à Secretaria.
  • Cada membro deverá registrar presença obrigatória em, no mínimo, 80% (oitenta por cento) das reuniões, sejam presenciais ou on-line, ressalvadas as ausências previamente justificadas;
  • As reuniões do Comitê não serão públicas, sendo vedado, a qualquer membro, convidar pessoas para o evento, e/ou, divulgar assuntos debatidos sem a prévia e expressa autorização da Coordenação.

DIVULGAÇÃO

Os estudos em andamento, bem como as propostas de alterações legislativas, pesquisas e estudos, ações desenvolvidas, enfim, todas as atividades realizadas pelo Comitê, contarão com o apoio da ABRH-SP, mediante o fornecimento de seu espaço físico para as reuniões, encontros, cadastros e profissionais.

As atividades do CORHALE, mediante autorização da Coordenação, serão divulgadas nos veículos de comunicação da ABRH-SP, especialmente na página “RADAR CORHALE”, em revistas, periódicos e mídias sociais voltadas para o público de RH, eventos, entre outros.

A ABRH-SP disponibilizará ao CORHALE o(a) profissional de Assessoria de Imprensa, para que este(a) forneça seus préstimos ao Comitê, sendo permitido ao(à) Profissional a participação nas reuniões.




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