Tendências e desafios do mundo do trabalho, sob um enfoque humano e coletivo, conduzem as trilhas temáticas do videocast Transições. Com episódios quinzenais de 50 minutos, que reúnem especialistas e convidados, o projeto é uma realização da ABRH-SP em conjunto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, parceira de gestão da entidade. O episódio de estreia da primeira temporada, “Inteligência artificial no RH: Apoio estratégico ou ameaça à autonomia?”, já está disponível nas plataformas YouTube e Spotify da ABRH-SP e Mackenzie.
Com as transformações no universo do trabalho, profissionais de todas as esferas de atuação são desafiados constantemente a equilibrar inovação e humanização, tecnologia e talento, resultados e bem-estar. A partir desta perspectiva, ABRH-SP e Mackenzie oferecem no videocast Transições uma oportunidade para discutir temas relevantes e inspirar as organizações na construção de um futuro mais inclusivo, sustentável e colaborativo.
Organizado em três temporadas, com quinze episódios no total, o projeto tem como público-alvo profissionais de Recursos Humanos ou gestão de pessoas em posições de liderança nos níveis tático e estratégico do business de RH, que buscam novos conhecimentos, atualizações, entendimento do mercado atual e futuro, sempre pensando na humanização de processos e do mercado como um todo.
Com participação atuante na composição das trilhas e dos episódios do videocast, Iago França Pereira Bueno, assistente de pós-venda que integra o time de Relacionamento da ABRH-SP, considerou no propósito do projeto “um aspecto provocativo que pudesse gerar insights, oportunidades de reflexão e questionamentos no momento em que o mercado atravessa um período de transição”.
“Incluímos nas discussões modelos de trabalho, impactos da inteligência artificial, entre outros temas. No episódio que fecha a primeira temporada, propomos um debate com viés social”, destaca Iago França.
Na visão de Carlos Netto, doutor em Psicologia Organizacional e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a parceria entre ABRH-SP e Mackenzie no projeto Transições é de grande relevância. “São instituições tradicionais, mas que pensam a vanguarda, pensam estrategicamente sobre como antecipar o futuro”, afirma. “Estamos presenciando mudanças do ponto de vista cultural, econômico, tecnológico, com impactos muito significativos na forma de fazer. E vivemos esse mundo de transição entre o que conhecemos para algo novo que nos desafia, oferece oportunidades, mas também riscos. E nada melhor que o diálogo, a reflexão, a troca de experiências sobre o que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado”, completa.
A mesa do videocast tem como convidados fixos Karen Monterlei (Humanecer), Frederico Lacerda (Pin People) e o prof. dr. Marcus Duarte (Mackenzie). A apresentação e mediação são de Larissa Santana (CALOR).
Na primeira temporada do videocast, Inovação e Tecnologia, o episódio de estreia é “Inteligência artificial no RH: Apoio estratégico ou ameaça à autonomia?”, que traz como convidado Andre Bergamini, gerente executivo de Gente e Gestão na Suzano. “Em toda a temporada, vamos discutir o uso da tecnologia a favor dos profissionais de uma forma disruptiva. Também vamos debater inovação para trazer qualidade de vida e benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador”, ressalta Iago França.
Os próximos episódios da primeira temporada têm confirmadas as participações de João Renato Altman, diretor-executivo de Gente e Gestão na VR, e Fernando Sollak, diretor de RH na TOTVS.
No quinto episódio, Iago França destaca a participação de Rejane Santos, fundadora do Emprega.Co, conhecido como “LinkedIn da Favela”. Fundado por Rejane Santos, o negócio local, sediado na favela de Paraisópolis, em São Paulo, conecta empresas com candidatos das comunidades. Por meio de parcerias, o projeto social também disponibiliza cursos de capacitação que preparam mão de obra para o mercado de trabalho. O Emprega.Co, que existe desde 2017, já empregou 1.570 profissionais nas empresas da região e tem cerca de 11 mil candidatos cadastrados no banco de dados.
A patrocinadora da primeira temporada do videocast é a Company Hero, startup fundada em 2018 que disponibiliza uma plataforma para simplificar o trabalho de profissionais autônomos e pequenas e médias empresas no Brasil, oferecendo serviços como endereço fiscal e virtual, planos de saúde, seguros e suporte para gestão de negócios.
Para acompanhar os episódios de Transições, acesse as plataformas YouTube e Spotify da ABRH-SP e Mackenzie.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (15, setembro de 2025)