Férias escolares trazem desafios para pais que trabalham

Muito aguardadas por crianças e jovens por proporcionar uma pausa na rotina de estudos e tarefas, as férias escolares de julho podem representar um desafio para os pais que não têm a oportunidade de usufruir o mesmo período de recesso no trabalho. Os 30 dias que requerem equilíbrio entre as demandas dos filhos e a produtividade laboral vêm mobilizando debates na ABRH-SP, que aponta para a necessidade de estratégias por parte das empresas, de forma a contemplar bons resultados combinados com o bem-estar dos funcionários.

Empresas globais e nacionais já têm como prioridade conciliar as férias dos colaboradores com as dos filhos. Para os profissionais que não podem pausar o trabalho em julho, a flexibilização da jornada, realidade que se aprimora nas organizações, é uma alternativa.

A flexibilização de horários, assim como a realização do trabalho de forma remota durante as férias escolares, permite aos pais ajustarem suas jornadas com as necessidades familiares.

De acordo com a ABRH-SP, programas de apoio a mães e pais no período de férias, com participação efetiva das lideranças, contribuem não apenas para a produtividade, mas principalmente para o bem-estar e o equilíbrio profissional, reforçando o compromisso da empresa com seus funcionários.

Para melhor aproveitar a flexibilização no período de férias, é recomendável que o colaborador planeje com antecedência os compromissos diários de trabalho e as demandas da família. No tempo dedicado às atividades profissionais, estimular os filhos a realizarem atividades independentes, como leitura e jogos educativos, contribui para criar um ambiente harmonioso em casa. A preocupação em apresentar resultados deve considerar soluções conjuntas com as lideranças para ajustes necessários na rotina laboral.

Na proposta de flexibilização do trabalho durante as férias escolares, a ABRH-SP ressalta que as empresas também devem estar atentas aos normativos legais, tanto os que regem o trabalho na modalidade remota ou híbrida, quanto às regras de jornada.

O trabalho flexível pode ser exercido pelas organizações como uma estratégia empresarial de atração e retenção de talentos, bem como de valorização da qualidade de vida dos colaboradores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (07, julho de 2025)