Empresas pet-friendly são diferenciais em promoção de bem-estar, atração e retenção de talentos

O Brasil atravessa uma crise de saúde mental. A realidade mensurada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por meio de levantamento, revela que em 2024 mais de 432 mil profissionais foram afastados do trabalho por transtornos como ansiedade, depressão e burnout. Este número, o maior já registrado em uma década, tem demandado do RH estratégias que promovam bem-estar, engajamento e retenção de talentos nas organizações. Uma alternativa inovadora e eficaz envolve ações pet-friendly.

Dados da Petlove, empresa com maior participação no mercado de assistência veterinária no País, indicam que 7 em cada 10 brasileiros têm pets. A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science parece justificar a predileção pela presença de um animal de estimação nas famílias. De acordo com o levantamento, a interação com pets eleva a produção de ocitocina, hormônio associado ao afeto, enquanto reduz o cortisol, responsável pelo estresse.

Companheiros de quem adotou o home office na pandemia, os animais de estimação tendem hoje em dia a estar perto de seus tutores também nos escritórios das empresas. Muito em razão de as lideranças encontrarem na presença dos pets no ambiente de trabalho uma resposta estratégica e humanizada para gerar impacto emocional positivo em suas equipes.

Grandes corporações, e mesmo estruturas empresariais mais enxutas, têm constatado que a integração entre profissionais e pets deve ser entendida não como tendência, mas uma oportunidade para criar rotinas mais humanas, menos estressadas, produtivas e bem-humoradas.

A cultura pet-friendly também é diferencial na atração e retenção de talentos. Pesquisa realizada pela Nestlé aponta que 41% dos funcionários da geração millennials escolheriam uma empresa pet-friendly em detrimento de outra.

Integrada às estratégias de gestão de pessoas, a construção do conceito pet-friendly nas empresas vem para reforçar a atuação do RH como agente transformador da cultura organizacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (30, junho de 2025)