O Dia do Estagiário, celebrado hoje (18/08) em todo o Brasil, traz reflexões sobre uma etapa importante na vida profissional de muitos jovens. “Para uma parte da sociedade, este é primeiro degrau do trabalho. Para outra, no entanto, a oportunidade de estágio representa um ponto de virada nas carreiras”, afirma Mônica Vargas, superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), parceiro estratégico da ABRH-SP.
Levantamento realizado pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), constatou que o número de estagiários aumentou de 642 mil em 2023 para 990 mil no primeiro bimestre de 2025. O CIEE destaca que a taxa de desemprego entre jovens de 14 a 24 anos caiu de 25,2% no último trimestre de 2019 para 14,3% no mesmo período de 2024.
A Lei nº 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, garante que a atividade seja educativa, prática e supervisionada.
Para a ABRH-SP, o estágio não é apenas uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, mas também um instrumento de transformação profissional.
Dentro de uma empresa, o estagiário tem o primeiro contato com o mercado em que pretende atuar. A chance de trabalhar em equipes multigeracionais, que atualmente predominam nos quadros das organizações, permite ao jovem assimilar experiências que vão acompanhá-lo em sua jornada no trabalho. Segundo Mônica Vargas, o estágio pode iniciar uma caminhada rumo à liderança. Para isso, ressalta, é necessário que haja oportunidade, acompanhamento e comprometimento.
A experiência de vida do estagiário é algo que também deve ser valorizado no convívio com diferentes gerações de profissionais. Essas podem resultar em trocas legítimas de conhecimento, com potencial de inovação nas empresas.
“A bagagem da jornada de vida, independentemente do tempo, deve ser sempre bem-vinda nas organizações”, destaca a superintendente do CIEE. “Todas as trajetórias têm um grande e positivo poder transformador”, conclui Mônica Vargas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (18, agosto de 2025)