O conceito de work-life integration traz a proposta de integração entre trabalho e vida pessoal, contemplando um entrelaçamento que favorece a flexibilidade e a adaptabilidade. A abordagem, na visão da ABRH-SP, é importante diante dos esforços para o bem-estar e a saúde das equipes nas empresas.
Muito mais abrangente que o tradicional work-life balance, que define a separação rigorosa entre atividades profissionais e pessoais, a ideia de integração é importante para as organizações que buscam produtividade associada à saúde de seus funcionários.
A work-life integration reconhece que todo profissional tem necessidade pessoais que permeiam o dia a dia, como realizar um curso, acompanhar os filhos na escola e mesmo resolver assuntos domésticos. A possibilidade de integrar tarefas particulares com compromissos de trabalho resulta, segundo a ABRH-SP, em um estilo de vida mais satisfatório e menos estressante.
Para que seja colocada em prática, a work-life integration depende de uma política de trabalho acordada entre empregadores e empregados em que autonomia e responsabilidade se completem. Na adoção desse conceito, recursos como o uso de tecnologias para o trabalho remoto, a definição de horários flexíveis se completa pela comunicação clara das metas profissionais, considerando as atividades pessoais.
Não apenas em ambientes corporativos, a work-life integration pode ser aplicada também em empreendimentos individuais como uma forma de equilibrar rotinas sobrecarregadas pelo excesso de trabalho e demandas da vida pessoal.
Para especialistas, tão importante quanto colocar em prática o conceito de integração entre trabalho e vida pessoal é aperfeiçoar o exercício da work-life integration a partir de feedbacks dos colaboradores, de forma a corrigir processos e, sobretudo, aplicar de forma eficiente uma cultura de confiança e respeito mútuo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (05, janeiro de 2026)