dezembro, 2025

ABRH-SP destaca desafios e oportunidades estratégicas na implantação do microturno

A rigidez do horário fixo nas empresas vem cedendo espaço a formas de trabalho mais autônomas e otimizadas. Uma das modalidades a quebrar o paradigma da jornada diária tradicional, das 8h às 18h, de acordo com a ABRH-SP, é o microshifting, que propõe dividir o tempo dedicado às tarefas profissionais em microturnos, ou blocos curtos organizados em diferentes momentos do dia para atender a necessidades pessoais do colaborador, como estudos e responsabilidades familiares.
dezembro, 2025

ABRH-SP aborda a importância da segurança psicológica em performance, engajamento e resultados

Em sua 5ª edição, o CHRO Fórum, promovido pela ABRH-SP, abordou de forma relevante em um painel a segurança psicológica nas empresas. Do evento realizado no último mês, um insight reverbera como reflexão aos gestores: “Uma das principais bases para impulsionar o RH, a segurança psicológica é um aspecto essencial para gerar resultados, performance e engajamento.”
dezembro, 2025

Escalas de plantão de fim de ano exigem regras claras e igualitárias

As folgas de Natal e Ano Novo implicam manter a produtividade com equipes reduzidas. Porém, mais que equacionar a realização de tarefas, a ABRH-SP destaca que a divisão dos times neste período do ano exige da empresa regras claras e igualitárias.
dezembro, 2025

ABRH-SP traz os riscos do microgerenciamento para o centro das discussões 

O microgerenciamento, forma de liderança associada à vigilância constante, tem estimulado debates na ABRH-SP. A prática que atribui aos gestores o acompanhamento de cada detalhe das tarefas realizadas pelas equipes, segundo pesquisa Gallup, interfere na produtividade e na retenção de talentos nas organizações. Em muitos casos, o excesso de monitoramento enfraquece a confiança, mina a criatividade e o engajamento dos profissionais.
dezembro, 2025

NR-1: a prorrogação é educativa, o dever é imediato

Presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem) e da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt).
dezembro, 2025

RH 5.0: Como Integrar Inteligência Artificial e Humanização na Gestão de Pessoas

Vivemos a era do RH 5.0, marcada por tecnologias emergentes e pela urgência de soluções mais humanas no ambiente de trabalho. Após décadas de evolução, do RH 1.0, focado em tarefas burocráticas, ao RH 4.0, centrado em dados e automação, chegamos ao desafio de integrar inteligência artificial, ética e empatia na gestão de pessoas.
dezembro, 2025

As transições e transformações estratégicas que acompanham a preparação para carreira BP de RH nas Organizações

Durante anos, o RH foi percebido como uma área de suporte, muitas vezes distante das decisões estratégicas. Mas em um mundo em que cultura, engajamento e liderança impactam diretamente os resultados, esta percepção tem se tornado a cada dia mais obsoleta e fora do escopo. Ressaltamos aqui, o papel do Business Partner de RH que, já há trinta anos, tem se mostrado uma função representativa de uma nova forma de pensar, agir e influenciar. Assim, a evolução da área de RH vem consolidando destaques, ou seja, deixando de ser apenas um setor de apoio para seguir como parceiro estratégico do negócio.
dezembro, 2025

RH do Zero: Do Contrato ao Impacto

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico, o RH deixou de ser apenas suporte operacional para se tornar um dos principais catalisadores de transformação. Mas, quando observamos a prática nas empresas, especialmente nas pequenas e médias, ainda é comum ver times de RH começando do zero, lidando com estruturas frágeis, processos inexistentes e desafios que vão desde o básico legal até a construção de cultura e liderança.
dezembro, 2025

Novas formas de entender o trabalho valorizam habilidades humanas para um futuro mais produtivo e resiliente

Na transformação sustentável do ambiente do trabalho, a área de Recursos Humanos tem papel estratégico na construção de organizações resilientes e inovadoras. Na valorização do fator humano, o RH tem proporcionado, ao longo dos anos, contribuições para novas formas de entendimento do trabalho. Hoje, as empresas estão em busca de profissionais com mentalidade global e comunicação empática, capazes de atuar com escuta ativa em times multiculturais e intergeracionais.
dezembro, 2025

ABRH-SP destaca a importância do planejamento eficiente em processos de mudanças nas empresas

Para se desenvolverem em meio à dinâmica atual do universo do trabalho, as empresas precisam se preparar para mudanças. Porém, para a ABRH-SP, transformações bem-sucedidas exigem alinhamento das lideranças, engajamento dos colaboradores e um modelo operacional que propicie bem-estar e fomente a mentalidade de crescimento individual e organizacional.
dezembro, 2025

Gestão trabalhista de fim de ano demanda atuação eficiente do RH

A gestão trabalhista de fim de ano compreende atividades que demandam uma atuação eficiente e assertiva do Recursos Humanos das empresas. Além das obrigações legais, o período é propício ao planejamento, às avaliações e definições de metas. A agenda se completa com ações de engajamento, proporcionadas por eventos, festas de confraternização e premiações.
dezembro, 2025

Ensino médio técnico é uma porta de entrada para o mercado e tem atraído cada vez mais os jovens

O último Censo Escolar, principal pesquisa estatística da educação básica coordenada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com a colaboração de secretarias estaduais e municipais de educação, escolas públicas e privadas do País, revela que a proporção de estudantes do ensino médio matriculados em programas vocacionais da educação profissional e tecnológica passou de 15% para 17,2% entre 2023 e 2024.