Tendências destacadas no CONARH propõem novas abordagens no trabalho

O CONARH 2025, maior congresso de gestão de pessoas da América Latina e um dos mais importantes do mundo, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), chegou à 51ª edição trazendo para o centro das discussões desafios, oportunidades e tendências para a área de RH nos próximos anos. Como forma de compartilhar os bastidores da curadoria do evento e os principais insights apresentados por especialistas renomados, a ABRH-SP Regional Campinas promoveu um encontro exclusivo que proporcionou aos participantes atualização, aprendizado e trocas de experiências.

“Os insights poderosos trazidos em palestras e painéis do CONARH nos conectam com tendências que guiam o setor de Recursos Humanos em um cenário de rápidas transformações”, afirma Katia Carlini, vice-diretora da ABRH-SP Regional Campinas.

O evento realizado pela Regional contou com a participação de Katia Carlini, Lilian Satkunas, coordenadora do time de curadoria do CONARH e diretora na Accenture, Paula Esteves, diretora da ABRH-SP Regional Avenida Berrini e CEO na Cia de Talentos, e Sergio Gomes, CEO na Head Hunters Academy. Marcelo Rivani, professor convidado da FGV Educação Executiva, conduziu a palestra “Desafios da gestão multigeracional e o engajamento de diferentes gerações no ambiente de trabalho”.

A diversidade geracional, como tema apresentado no CONARH e debatido pelo professor Marcelo Rivani, é uma tendência que se fortalece no RH. A união entre conhecimento e visão estratégica dos profissionais mais experientes e o domínio tecnológico dos mais jovens criam equipes mais equilibradas e criativas, ampliando a capacidade de inovação das organizações.

Inteligência artificial associada à inteligência humana é outra grande tendência na área de gestão de pessoas. Enquanto a IA potencializa a tomada de decisões, as pessoas podem se dedicar a desenvolver atividades mais estratégicas e criativas.

A saúde mental no ambiente do trabalho, alicerçada em programas para a promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, figura como tendência que determina um diferencial competitivo de mercado, estimulando a atração e retenção de talentos.

Entre as diversas abordagens, os insights do CONARH destacam a gestão baseada em habilidades, ou skills-based. O modelo busca valorizar as habilidades individuais do profissional, o que permite às empresas destinar a ele tarefas condizentes com suas competências.

Outra importante discussão, abordada em diversas palestras e painéis, mostra a importância do aprendizado contínuo do colaborador. Como consenso, os especialistas constatam que o crescimento sustentável de uma empresa só se consolida com a evolução constante de seus times.

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (06 de outubro de 2025)